Trabalhadores da Ebserh realizam mobilização em defesa do ACT 2018/2019

A falta de interesse do Governo Federal em negociar o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 dos trabalhadores da Ebserh mobilizou a categoria no dia 01/03. O Dia Nacional de lutas foi realizado nas unidades da Ebserh em todo o Brasil.

A negociação entre empresa e trabalhadores deveria ter início em fevereiro, uma vez que a data base da categoria era 01/03. Mas o Governo não levou a demanda dos empregados em consideração. A reunião no dia 7 de fevereiro se resumiu a formalização do recebimento da pauta de reivindicações da categoria, protocolada em dezembro passado.

A empresa marcou a primeira reunião para o próximo dia 16 de março, mas não garantiu dar um retorno a pauta de reivindicações. Nessa segunda reunião, a pauta deve girar em torno do cumprimento do acordo passado, que ainda está pendente.

No dia 01/03, também venceu o prazo dado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para julgar as cláusulas econômicas do ACT 2017/2018. Com as negociações mediadas pela Justiça, as cláusulas sociais foram mantidas, exceto dois dias de abono, e as econômicas foram ao dissídio. Mas até agora nada foi definido.

Em Belo Horizonte, os trabalhadores do Hospital das Clínicas fizeram um ato em frente ao Hospital e fecharam o trânsito em frente à unidade hospitalar. Em Juiz de Fora, as manifestações se concentraram nas Unidades Dom Bosco e Santa Catarina. Já em Uberaba, houve manifestação em frente ao Hospital de Clínicas pela manhã, à tarde e à noite.