Notícias do Mês Março

CUT define estratégia de luta contra ataques aos trabalhadores e à democracia

Central aprovou três eixos prioritários: combate à reforma Trabalhista; mobilização dos sindicatos contra os golpistas e suas reformas, e o direito de Lula se candidatar nas próximas eleições.

Deputado apresenta PL que enquadra movimentos sociais como grupos terroristas

A proposta foi encaminhada pelo ruralista gaúcho Jerônimo Goergen (PP-RS), e ainda não tem previsão de ser enviada às comissões internas para chegar até votação em plenário. Na prática significa que o parlamentar pretende classificar movimentos como MST, MTST e entidades sindicais como grupos terroristas.

Trabalhadores da Ebserh realizam mobilização em defesa do ACT 2018/2019

Em Belo Horizonte, os trabalhadores do Hospital das Clínicas fizeram um ato em frente ao Hospital e fecharam o trânsito em frente à unidade hospitalar. Em Juiz de Fora, as manifestações se concentraram nas Unidades Dom Bosco e Santa Catarina. Já em Uberaba, houve manifestação em frente ao Hospital de Clínicas pela manhã, à tarde e à noite

No Planejamento, servidores cobram acordos não cumpridos e criticam absurdo de congelar investimentos públicos por 20 anos

Revogação da EC 95/16 foi apontada como essencial para garantir governabilidade ao País. Nova reunião com fóruns acontece até o dia 10 de abril. Condsef/Fenadsef tem agenda para o dia 27 deste mês para tratar pauta específica dos setores de sua base, maioria do Executivo.

SINDSEP-MG vai participar das atividades do Dia Internacional da Mulher

As atividades acontecerão durante todo o dia na Praça Sete, em Belo Horizonte.

Conab solicita reabertura das negociações e assembleias de base vão decidir os rumos do ACT

Durante a reunião, representantes da Fenadsef e dos trabalhadores tiveram informação de um ofício enviado pela empresa solicitando a reabertura das negociações com reuniões no mês de março (13, 14, 15, 20, 21 e 22).

Publicado código de ética de servidores do Mapa

Princípios e normas de conduta devem ser seguidos por servidores efetivos, ocupantes de cargos de confiança, terceirizados e consultores.

Receita Federal perdeu mil servidores em 2017

Chefe da Receita afirma que 25% do pessoal ativo já tem condições legais para se aposentar, e a idade média do servidor é de 55 anos em vários departamentos.

Reforma Agrária: Temer não assenta nenhuma família e corta orçamento da agricultura familiar

Em 2017, o governo investiu apenas R$ 30 bilhões no Plano Safra da Agricultura Familiar. Já o investimento no agronegócio foi de R$ 190,25 bilhões

Jornada de lutas vai mostrar os retrocessos cometidos contra as mulheres

O dia 8 de março vai reunir trabalhadoras de todo o país em defesa da democracia e dos direitos que foram surrupiados pela agenda neoliberal implantada no Brasil com um golpe de Estado. Em Belo Horizonte, as atividades vão se concentrar na Praça Sete durante todo o dia.

De olho nas urnas, parlamentares freiam reforma da Previdência

Para a economista Denise Gentil, Planalto só não aprovou a reforma porque congressistas perceberam o quão impopular é a medida e o medo de não se reeleger. Passado o pleito, tudo vai mudar.

União pode regular negociação coletiva no serviço público

Reitere-se que a negociação coletiva é requisito para a válida deflagração da greve (se frustrado o diálogo) e também meio legalmente previsto para encerramento da paralisação. Não há como dissociá-la da atuação sindical que busca evitar e solucionar conflitos e, por isso, também necessita tratamento em lei nacional.

Celetistas não devem autorizar imposto sindical

A  Condsef/Fenadsef e o SINDSEP-MG orientam todos os seus filiados que trabalham em empresas públicas  a não preencherem formulários autorizando o pagamento do imposto sindical, caso recebam algum tipo de recomendação dessas empresas.

Em seminário de saúde suplementar, servidores defendem campanha em defesa do SUS

Fonasefe e Fonacate fizeram debate sobre planos de autogestão que contou com exposição de representantes da Geap, Capsaúde, Assefaz e Unidas

ALERTA: Temer diz que pode encerrar intervenção em setembro e votar PEC da Previdência

O presidente da República, Michel Temer, disse que poderá encerrar a intervenção federal no Rio de Janeiro em setembro para que o governo possa voltar o foco para a discussão e a aprovação da reforma da Previdência ainda em 2018.

Nota de pesar e indignação pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio

Que seu assassinato não fique impune. E tratemos de nos defender contra atacando. A resposta tem que ser mais lutas sociais, mais organização, mais mobilização. Sigamos juntos contra todo tipo de opressão!

Assembleia Geral Extraordinária

Salários do funcionalismo serão alvo após reforma da Previdência

Já é praticamente consenso entre os economistas do governo encarregados da gestão fiscal que, após a reforma da Previdência, a nova administração que assume o país em janeiro de 2019 terá que se debruçar sobre a reforma da folha de salário do funcionalismo público.

Com impasse em negociações de ACT, empregados da Conab devem recorrer à mediação no TST

Empregados da Conab devem recorrer à mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para tentar dissolver impasses no processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da categoria.