Notícias do Mês Junho

Para evitar greve, TST apresenta proposta a empregados da Ebserh

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) chamou a Condsef/Fenadsef nessa segunda-feira e apresentou proposta a empregados da Ebserh com a condição que não iniciem a greve aprovada pela categoria a partir dessa terça, 5.

Servidores terão que compensar 'folgas da Copa' até 31 de outubro

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (4) flexibiliza os horários de expediente dos servidores federais (dos órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações) nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. A portaria também determina que as horas não trabalhadas em função dos jogos devem ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018.

Governo ataca OIT para defender destruição das leis trabalhistas. MPT lamenta

Após ter sido incluído em lista de países sob suspeita de descumprir normas internacionais de proteção aos trabalhadores, o governo brasileiro acusou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) de fazer "jogo político" e de desconhecimento sobre a legislação brasileira.

Trabalhadores da Ebserh de Minas Gerais aceitam proposta da empresa e põem fim à greve da categoria

Os trabalhadores da Ebserh de Minas Gerais – lotados nas unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba -, reunidos em assembleia, no dia 07/06, deliberaram por aceitar a proposta da empresa e por fim à greve da categoria iniciada no dia 05/06.

Maia propõe pacto pela votação da Previdência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu um pacto entre os candidatos à Presidência pela votação da Reforma da Previdência logo após o término das eleições. Para Maia, esse compromisso seria uma importante sinalização para o mercado e ajudaria o País a atravessar o atual momento de turbulência.

Comissão de Legislação Participativa faz discussão sobre indicado para presidência do ICMBio

A Comissão de Legislação Participa realiza, nesta terça-feira (12), audiência pública para debater sobre a nomeação de Cairo Tavares de Souza, membro do PROS, para a presidência do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Servidores querem trabalhar nos dias de jogos do Brasil

O foco da revolta não é a iniciativa do governo de fechar as portas das repartições. Eles estão de olho no futuro, pois terão de compensar as horas não trabalhadas até 31 de outubro.

Servidores realizam atividades em Brasília para cobrar negociação com governo

Reunidos em Brasília no dia 6 de junho, representantes dos servidores federais de vários estados avaliaram a conjuntura nacional e aprovaram algumas propostas como forma de reagir ao difícil cenário que se apresenta para a categoria.

Trabalhadores da Ebserh de Uberaba participam da escolha da reitoria da UFTM

Após uma árdua luta junto ao Conselho Universitário, os trabalhadores da Ebserh, lotados no Hospital de Clínicas de Uberaba conquistaram o direito de participar da escolha da nova gestão. E os trabalhadores desempenharam um importante papel compondo inclusive a Comissão Eleitoral que conduziu todo o processo.

Chefe do Executivo pode ser punido se não enviar projeto de revisão salarial dos servidores

O presidente da República, governadores e prefeitos poderão responder por crime de responsabilidade se deixarem de enviar ao Congresso Nacional, a Assembleias Legislativas e a Câmaras de Vereadores, respectivamente, projeto de lei para revisão salarial anual dos servidores públicos.

Em mesa de negociação da Saúde, EC 95/16 volta a ser usada para negar reivindicações que demandam previsão orçamentária

A Condsef/Fenadsef participou no último dia 7 da 11ª reunião da mesa setorial de negociação permanente do Ministério da Saúde. A Emenda Constitucional (EC) 95/16 voltou a ser usada como obstáculo para atendimento de demandas com previsão de impacto orçamentário.

Parlamentares lançarão frente em defesa do plano de carreira do Incra

Será lançada nesta quarta-feira (13) a Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Plano de Cargos e Salários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ao reduzir valor do diesel, governo corta recursos da educação e da saúde

Mais uma vez a população brasileira, sobretudo a mais carente, paga a conta dos desmandos do governo golpista. Ao atender a reivindicação dos caminhoneiros, que exigiam a suspensão do aumento do diesel, o presidente ilegítimo, Michel Temer, cortou recursos de áreas sociais importantes, como saúde, educação, moradia e segurança

Entidades e deputados apontam possível retrocesso ambiental com nomeação política para ICMBio

Em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa, debatedores reclamaram também da falta de servidores no órgão. Governo não enviou representantes para debate.

Fenadsef protocolou nessa quarta pauta de reivindicações do ACT 2018/2019 dos empregados da Conab

Categoria realizou plenária nacional no último sábado, em Brasília. Com 87 cláusulas, incluindo sociais e econômicas, muitas já vigentes, empregados pleiteiam IPCA do período com reposição de perdas salariais.

Ministérios da Justiça e Agricultura liberam servidores para trabalhar ou não em dias de jogos do Brasil

Os dois ministérios divulgaram comunicados internos facultando aos servidores trabalhar ou não nos dias dos jogos do Brasil.

Espaço SINDSEP-MG será inaugurado dentro do HC-UFTM

Os trabalhadores da Ebserh-UFTM vão poder contar com representantes do SINDSEP-MG dentro do HC-UFTM para atender suas demandas mais urgentes. No próximo dia 15/06, será inaugurado o Espaço SINDSEP-MG – que funcionará na Sala de Capacitação Permanente HC-UFTM.

Negociações insignificantes

Uma nota técnica divulgada pelo Dieese este mês, com o balanço dos reajustes salariais de 2017, só reforça o que já vem sendo mostrado pelas entidades sindicais de servidores públicos. A categoria tem o pior resultado em termos de recomposição salarial.

Depois da pressão, governo nomeia servidor de carreira para o ICMBio

Saiu no Diário Oficial desta sexta-feira (15/06) a nomeação de Paulo Henrique Marostegan e Carneiro para a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A nomeação põe fim à polêmica tentativa de entregar o ICMBio ao Pros, um dos partidos da base aliada.

Servidores públicos terão Jornada de Lutas nos dias 19 e 20 de junho

A Jornada de Lutas foi convocada pelas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), mas envolve os servidores públicos das três esferas – federais, estaduais e municipais.

Câmara aprova projeto que tira até 70% do pré-sal da Petrobras

Proposta entreguista beneficia diretamente companhias estrangeiras. Petroleiros e ex-diretor da ANP também criticam alteração: "Assalto ao patrimônio público"

STJ concede liminar a médicos peritos que questionam imposição do governo em fechar órgãos durante a Copa

Reposição de horas não trabalhadas seria obrigatória. Mas servidores questionam. Condsef/Fenadsef reivindica que Planejamento altere portaria.

CUT lança campanha em defesa do serviço público

Diante do massacre promovido contra o serviço público e os servidores pelo atual governo, a CUT lançou, nesta quarta-feira (20/06), a campanha Brasil Forte: Serviço Público e Estatais de Qualidade. O lançamento aconteceu durante audiência pública sobre o tema, na Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal.

Julgamento de direito a data-base de servidores fica na pauta dessa quinta no STF

Vários servidores filiados ao SINDSEP-MG, fizeram uma manifestação em frente à Justiça Federal em Belo Horizonte para exigir data-base, revogação da EC 95/16 e a defesa dos serviços públicos. Estava previsto para ontem o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 565089 que se refere ao direito à revisão anual de remuneração, a data-base para servidores. A matéria foi transferida para a pauta desta quinta-feira, 21, no Supremo.