Instalada negociação do ACT 2018/2019 dos empregados Ebserh

Trabalhadores da Ebserh e da Condsef/Fenadsef estiveram reunidos, no dia 07/02, com a direção da empresa, em Brasília. Na ocasião, foi instalado o processo de negociação do ACT 2018/2019. Durante o encontro, a Ebserh afirmou que está aguardando o posicionamento do Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais  (SEST) sobre a pauta protocolada em dezembro pela  Condsef/Fenadsef.

Como a data base da categoria é o dia 1º de março, espera-se que a empresa apresente uma proposta até mês que vem. Caso isso não aconteça, os trabalhadores vão se mobilizar e forçar o diálogo.

Na reunião, a empresa também apresentou o desejo de fazer a prorrogação do ACT 2017/2018 com um aditivo de 90 dias, prorrogável por igual período. A Condsef/Fenadsef informou que poderá haver acordo com relação ao aditivo, porém, ainda vai avaliar.

Os trabalhadores voltaram a cobrar uma normativa referente às atividades sindicais. A empresa informou que estará enviando às entidades responsáveis a minuta de uma Norma sobre o assunto. Por último, os trabalhadores apresentaram a sugestão de um cronograma de reuniões para este mês (19 e 26/02). A empresa irá analisar e responder posteriormente.

A ida dos trabalhadores da Ebserh à sede da empresa, serviu ainda para que fosse protocolado o aditivo com os ajustes de redação do ACT 2018/2019 e um ofício com o pedido de esclarecimento sobre o Repouso Semanal Remunerado (RSR).

Estamos iniciando um processo que sabemos que será difícil diante da atual conjuntura política, mas não aceitaremos que a saúde pública seja tratada como uma mercadoria.