Fevereiro

Notícias do Mês Fevereiro

Com Temer, desemprego é o maior desde 2012

A média de desempregados pulou de 6,7 milhões para 13,2 milhões, um aumento de 97%, entre 2014 e 2017.

Centrais anunciam “Jornada Nacional de Luta contra reforma da Previdência”

Em reunião nessa quarta-feira (31), a CUT e as principais centrais sindicais do país (CSB, CTB, Força Sindical, Nova Central, UGT e Intersindical) decidiram iniciar imediatamente uma Jornada de Luta contra a Reforma da Previdência, que seguirá enquanto a nova proposta de reforma do governo continuar em tramitação na Câmara dos Deputados.

Governo muda regras dos planos de saúde dos empregados de estatais federais

Em mais uma tentativa de cortar “gastos” pesando a conta no bolso do funcionalismo público, o governo Temer publicou no Diário Oficial da União do último dia 26, as resoluções 22 e 23 do Ministério do Planejamento, que estabelecem novas diretrizes para a assistência à saúde dos trabalhadores em empresas estatais federais. Outro detalhe importante é que as resoluções 22 e 23 não vão atingir os servidores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).

Projeto amplia prazo para reivindicação de perdas com planos econômicos

Projeto amplia prazo para reivindicação de perdas com planos econômicos

PLS 299/2007, do senador Paulo Paim (PT-RS), amplia para 30 anos o tempo de prescrição da correção de depósitos em instituições financeiras. Dessa forma, os brasileiros passariam a ter mais alguns anos para contestarem judicialmente os seus bancos pelas perdas financeiras ocasionadas pelos planos Verão (1989), Collor 1 (1991) e Collor 2 (1992).

Servidores federais vão somar forças a greve geral do dia 19

Setor vai paralisar atividades contra reforma da Previdência, em defesa das aposentadorias. Categoria também organiza campanha pela revogação da EC 95 que congela investimentos públicos por 20 anos.

Além de luta para derrubar reforma da Previdência, servidores preparam campanha nacional pela revogação da EC 95

Emenda Constitucional congela investimentos públicos por 20 anos e ameaça direito da população a ter acesso a serviços essenciais. Plenária da maioria dos servidores do Executivo também aprovou por unanimidade participação na greve geral dos trabalhadores dia 19.

Governo apresenta nova Emenda Aglutinativa à reforma da Previdência

A fim de criar as condições para aprovar a reforma da Previdência na Câmara, o governo apresentou nesta quarta-feira (7) nova Emenda Aglutinativa Global à proposta em debate na Casa.A mudança busca conseguir mais votos de deputados da bancada da segurança pública e valeria para cônjuges de policiais rodoviários federais, policiais federais e policiais civis.

Maia reafirma votação da reforma da Previdência em fevereiro; centrais sindicais pedem adiamento para 2019

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse nesta quarta-feira (7) que a data mais provável para a votação da reforma da Previdência em Plenário é 20 de fevereiro.

Relator anuncia mudanças na reforma da Previdência; governo quer votar o texto até o fim deste mês

O líder do governo, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que será feito um esforço para votar a reforma da Previdência (PEC 287/16) entre os dias 19 e 28. Se isso não ocorrer, por falta dos 308 votos necessários, o governo passará a defender a votação de outros temas de interesse do Executivo.

Instalada negociação do ACT 2018/2019 dos empregados Ebserh

Durante o encontro, a Ebserh afirmou que está aguardando o posicionamento do Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais  (SEST) sobre a pauta protocolada em dezembro pela  Condsef/Fenadsef.

Paim desmente Temer: 'Previdência tem superávit'

Segundo Paim, que presidiu a CPI, o que desequilibra as contas da Previdência são os incontáveis programas de refinanciamento (Refis) proposto pelo governo, que incentiva a inadimplência, em especial, dos grandes devedores – bancos, frigoríficas e montadoras.

OIT quer revisão de pontos da reforma trabalhista, informa Paim

O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em discurso nesta quinta-feira (8) a divulgação de documento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pedindo que o governo federal considere a revisão de alguns pontos da reforma trabalhista, como a prevalência de negociações coletivas sobre a lei, o chamado acordado sobre o legislado.

A mentira do combate aos privilégios na reforma da Previdência

A mentira do combate aos privilégios na reforma da Previdência

O combate aos privilégios é um dos principais argumentos do governo Temer para tentar convencer a população a aceitar a reforma da Previdência (Proposta de Emenda Constitucional 287), que dificultará o direito à aposentadoria e irá rebaixar os valores das pensões. Nada mais longe da verdade.

Reforma da Previdência: governo não diz, mas valor das aposentadorias vai cair

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Denise Gentil explica que a Seguridade Social – que engloba a Previdência – é superavitária, levando-se em consideração todos os recursos assegurados constitucionalmente que eram desviados.

Câmara cria comissão especial para analisar privatização da Eletrobrás

Câmara cria comissão especial para analisar privatização da Eletrobrás

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criou ontem a comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei 9463/18, do Poder Executivo, que regulamenta privatização da Eletrobras.

Com MP suspensa, União adia elevação do desconto dos servidores à Previdência

Com MP suspensa, União adia elevação do desconto dos servidores à Previdência

O Ministério do Planejamento confirmou, nesta terça-feira, que não irá elevar, de 11% para 14%, o desconto dos servidores federais à Previdência sobre o salário de fevereiro. Como a MP foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a União decidiu não implementar a taxação, além de manter os reajustes.

Povo na rua, Congresso recua e suspende reforma da Previdência

Povo na rua, Congresso recua e suspende reforma da Previdência

Para presidente da CUT, decisão é resultado da luta dos trabalhadores que fizeram o enfrentamento, disputaram a narrativa deixando claro que a proposta de Temer não é reforma é desmonte. Foto: Manifestação contra a reforma da Previdência em Montes Claros no dia 19/02.

Retirada da reforma da Previdência da pauta este ano e mostra que luta unificada da classe trabalhadora deve se intensificar

Retirada da reforma da Previdência da pauta este ano e mostra que luta unificada da classe trabalhadora deve se intensificar

Enterramos de vez a PEC 287 - a Reforma da Previdência.  Mas não podemos “baixar a  guarda” e achar que vencemos essa guerra. Temos que continuar mostrando para os parlamentares que nossa arma é o nosso título de eleitor.    "SE VOTAR, NÃO VOLTA.

Senador defende flexibilização da estabilidade dos servidores públicos

O senador Sérgio de Castro (PDT-ES) declarou apoio ao projeto que flexibiliza a estabilidade no serviço público, incluindo a possibilidade de exoneração do servidor por "insuficiência de desempenho". O projeto de Lei do Senado (PLS) 116/2017 - Complementar é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Alerta: Aumento da alíquota de servidor é alternativa à reforma

Governo pode fazer a alteração da alíquota de contribuição do servidor público por meio de lei complementar.

Manifesto suprapartidário em defesa do Brasil é lançado no Congresso

Para restaurar a democracia e garantir as eleições deste ano, a soberania nacional e a retomada do crescimento econômico, as fundações Perseu Abramo, Leonel Brizola, Lauro Campos e Maurício Grabois, ligadas a partidos de esquerda como o PT, PCdoB, Psol e PSB, lançaram nessa terça, 20, no Congresso, o manifesto “Unidade para Reconstruir o Brasil”.

Lançada, em Brasília, a campanha salarial dos federais

Na última segunda, dia 19, paralelamente ao Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência de Temer, a Condsef/Fenadsef participou, em Brasília, do ato público de lançamento da Campanha Salarial dos Servidores Federais promovido pelos fóruns de entidades nacionais da categoria, o Fonasefe e o Fonacate.

Com Temer, País tem mais empregos precários e mal remunerados

Em 2017, o número de trabalhadores e trabalhadoras sem carteira assinada, portanto, sem direito a férias e 13º salário, entre outros benefícios, aumentou 5,7% - o de trabalhadores formais caiu 2%. Além de não terem direitos, os informais recebem, em média, 44% menos do que o trabalhador que tem carteira assinada. 

Desemprego continua maior entre as mulheres

As mulheres continuam a ocupar a menor fatia do mercado de trabalho brasileiro, apesar de formarem a maioria da população em idade de trabalhar, segundo dados da PNAD, divulgada na sexta-feira (23) pelo IBGE. 

Rescisão de contrato de trabalho sem sindicato fragiliza empregado, aponta debate

Em audiência pública na Subcomissão do Estatuto do Trabalho, participantes alertam para os problemas da rescisão de contratos sem a participação dos sindicatos e do Ministério do Trabalho, forma que se tornou possível com a reforma trabalhista.

Fenadsef cobra da Conab explicações sobre formulários entregues a empregados para cobrança de imposto sindical

Historicamente contrária ao pagamento compulsório de imposto, a entidade quer entender porque empresa está interferindo na forma de organização da categoria.

Em 10 anos, mais de 50% dos servidores do Executivo estarão aposentados, diz estudo

Mais de 50% dos 543,5 mil servidores públicos do Executivo federal poderão se aposentar até 2027.

Empregados da Ebserh realizam ato público nesta quinta (01/03)

Empregados da Ebserh realizam ato público nesta quinta (01/03)

Em 1º de março vence a data-base dos empregados da Ebserh sem terem sido iniciadas as negociações salariais deste ano com a direção da empresa. Diante dessa morosidade, os trabalhadores da empresa pública realizam nesta quinta-feira, em todo o Brasil, um Dia Nacional de Luta. Em Minas Gerais, as atividades acontecerão nas unidades da Ebserh, em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba.