SINDSEP-MG - 29 ANOS

Nosso sindicato nasceu em uma década marcada pelo fim da ditadura militar, a reconstrução do movimento sindical e popular no Brasil e a promulgação da nossa Constituição cidadã. Naquele período, o país vivia um intenso movimento de lutas políticas e sociais no campo e na cidade.

No final da década de 80 e início da década de 90, a luta dos servidores públicos federais, em Minas Gerais, era organizada por meio das Associações. Mas a necessidade de organizar a luta política levou um grupo de servidores públicos federais de Belo Horizonte, cansados da ofensiva do governo Sarney contra o serviço público, a fundar o SINDSEP-MG.

O caminho até aqui não foi fácil. Mas chegar a quase três décadas de existência, nos mostra que estamos no caminho certo para, acima de tudo, garantir a manutenção das conquistas e ampliação dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Mais que isso, nos dá a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel que é o de dialogar, negociar, fazer a interlocução com o governo, tentar fechar acordos e ir para o enfrentamento quando necessário.

Hoje, vivemos tempos muito difíceis. Há uma nítida tentativa de enfraquecimento dos sindicatos, fruto da reforma trabalhista proposta pelo governo federal. Sem falar na criminalização dos movimentos sociais e sindicais. Mas é preciso resistir. Nossa luta não pode cessar!

E o SINDSEP-MG vai continuar na luta pela concretização das transformações sociais que o Brasil precisa e pela certeza de que a consolidação da democracia é um processo de permanente disputa que vamos encarar com muita unidade!